A Universidade

Apresentação

A Universidade Wutivi (UniTiva) foi instituída pelo Decreto 26/2008 de 1 de Julho do Conselho de Ministros.

Somos uma instituição de Ensino Superior nacional que prossegue fins culturais e científicos de carácter educacional mediante a promoção de ensino nos graus de graduação (licenciatura), pós-graduação (diploma pós-graduação) e Mestrado.

Visão

A visão da Universidade Wutivi é de proporcionar, na base de habilidades, uma sólida formação académica e profissional de técnicos para responder às necessidades de desenvolvimento nacional e internacional.

Missão

Respondendo às necessidades de desenvolvimento nacional, regional e internacional, a Universidade Wutivi tem como missão contribuir para a formação académica, profissional e tecnológica, permanente e flexível, de técnicos nas áreas de ciências naturais, técnicas e tecnológicas, sociais e humanas e artes, numa perspectiva interdisciplinar, através do ensino, pesquisa e extenão.

Fins e Valores

A educação proporcionada no ensino superior  visa consolidar a formação contínua ao longo da vida e educar cidadãos responsáveis, conscientes e participativos. A educação oferecida dispõe-se a concorrer na construção da unidade nacional, na promoção da tolerância e cultura de paz e contribuir na edificação de uma sociedade de justiça social e de criação do bem-estar material, espiritual e de qualidade de vida dos cidadãos. A educação facultada deve ajudar na afirmação da identidade moçambicana, das tradições e demais valores sócio-culturais e intensificar o domínio da ciência e da técnica.

Objectivos da UniTiva

A Universidade Wutivi vai ministrar cursos superiores de graduação e pós-graduação e de capacitação pós-profissional em Ciências de Gestão, Direito, e Ciências Económicas e Financeiras, numa perspectiva multidisciplinar e conjugada às diversas áreas das Tecnologias Físico-químicas e Biotecnológicas. A Universidade Wutivi vai também ministrar estudos de tecnologias intangíveis numa perspectiva multidisciplinar baseada na aplicação da ciência especialmente para objectivos industriais e comercias.

Princípios Orientadores

• Democracia e respeito pelos direitos humanos;
  • Igualdade e não discriminação;
  • Valorização dos ideais da moçambicanidade, da ciência e humanismo;
  • Liberdade de criação cultural, artística, científica e tecnológica;
  • Participação no desenvolvimento económico, científico, social e cultural do pais, da região e do mundo;
  • Interligação do Ensino, da investigação e das actividades económicas, sociais e culturais;
  • Ensino e Educação para à mudança, acolhendo novos saberes, reflexão e diálogo aberto a novos rumos do pensamento, a novas formas de preservar o desenvolvimento e o progresso;
  • Autonomia administrativa, financeira e científico-pedagógica.

Objectivos Específicos

• Formar nas diferentes áreas do conhecimento, técnicos e cientistas com elevado grau de qualificação aptos para a inserção e participação no desenvolvimento de Moçambique.
  • Incentivar a investigação científica, tecnológica e cultural como meio de formação, de solução dos problemas com relevância para a sociedade e de apoio ao desenvolvimento do país.

newsletter

Saiba tudo sobre a UniTiva, inscreva-se no newsletter e receba todas as novidades no seu E-mail.

fale connosco

De Segunda a Sexta das 08:00 às 17:00 h.

• Tel: Secretaria Geral: mCel: 1415 / Vodacom: 84 1415 / Movitel: 1415
  • Tel: Registo Académico: + 258 85 7771613