Mestrado

FACULDADE DE DIREITO

DURAÇÃO /GRAU OU DIPLOMA CONFERIDO

Dois anos, 4 semestres/ Mestre em Direito

OBJECTIVOS

O modelo de mestrado aqui proposto visa, essencialmente, através de uma estrutura curricular e métodos inovadores de ensino, aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1.º ciclo de estudos em Direito (Licenciatura), reforçando o domínio específico de ferramentas jurídicas indispensáveis na prática jurídica quotidiana e os conhecimentos pedagógicos para o ensino de conteúdos jurídicos.

Este programa de Mestrado prosseguirá ainda:

  • A aquisição de conhecimentos aprofundados em campos específicos do Direito;
  • O desenvolvimento de aptidões para a investigação;
  • Desenvolvimento de aptidões pedagógicas;
  • A criação de uma plataforma de aprendizagem ao longo da vida;
  • A preparação para a vida profissional.

PERFIL DO GRADUADO

No final do Curso de Mestrado, o graduado em Ciências Jurídicas deverá estar em condições de:

  • Exercer as profissões jurídicas correspondentes ao perfil profissional, praticando ou assessorando na prática os actos jurídicos correspondente às diversas áreas de estudo do Mestrado;
  • Formular problemas de pesquisa jurídica, identificar, recolher, analisar informação e sistematizá-la a partir de argumentos claros e bem sustentados na base da teoria das Ciências Jurídicas;
  • Ensinar o Direito nas suas várias áreas que integram as ciências jurídicas.

PERFIL PROFISSIONAL

Magistratura Judicial

Magistratura do Ministério Público

Advocacia

Assessoria e Consutoria Jurídica

Investigação 

Magistério

PLANO DE ESTUDOS

 

DURAÇÃO /GRAU OU DIPLOMA CONFERIDO

Dois anos, 4 semestres/ Mestre em Direito Empresarial

OBJECTIVOS

O modelo de mestrado visa, essencialmente, através de uma estrutura curricular e os métodos inovadores de ensino, aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1.º ciclo de estudos em Direito (Licenciatura), reforçando o domínio específico de ferramentas jurídicas indispensáveis na prática jurídica quotidiana.

Este programa de Mestrado prosseguirá ainda:

  • A aquisição de conhecimentos aprofundados em campos específicos do Direito;
  • O desenvolvimento de aptidões para a investigação;
  • A criação de uma plataforma de aprendizagem ao longo da vida;
  • A preparação para a vida profissional.

PERFIL DO GRADUADO

No final do Curso de Mestrado, o graduado em Direito Empresarial deverá estar em condições de:

  • Exercer as profissões jurídicas correspondentes ao perfil profissional, praticando ou assessorando na prática dos actos jurídicos correspondente às diversas áreas de estudo do Mestrado;
  • Formular problemas de pesquisa jurídico-empresariais, identificar, recolher, analisar informação e sistematizá-la a partir de argumentos claros e bem sustentados na base da teoria do Direito Empresarial;
  • Recolher, avaliar, seleccionar, sintetizar e apresentar informação e dados para a análise e tomada de decisões de interesse privado, em especial no domínio do Direito Empresarial.

PERFIL PROFISSIONAL 

Advocacia Especializada em Direito Empresarial

Consultoria e Assessoria Jurídica Empresarial

Magistratura ou Ministério Público com Ênfase Empresarial

Carreira Académica e Pesquisa Jurídico-Empresarial

PLANOS DE ESTUDO

 

FACULDADE DE ECONOMIA E CIÊNCIAS EMPRESARIAIS

DURAÇÃO/GRAU OU DIPLOMA

Dois anos (quatro semestres) /Mestre em Gestão de Empresas 

OBJECTIVOS

Objectivo Geral

O Mestrado em Gestão de Empresas da Universidade Wutivi (UniTiva) tem como objectivo fornecer uma formação abrangente a actualizada nas áreas científicas e técnicas relevantes para o gestor de empresas, desenvolvendo competências, conhecimentos e habilidades de planeamento, execução e avaliação de programas estratégicos de gestão de empresas, para garantia de sustentabilidade dos resultados organizacionais.

O Mestrado em Gestão de Empresas da Universidade Wutivi (UniTiva) visa ainda formar profissionais que assumam responsabilidades de Gestão nas organizações, capazes de interagir com outros actores em processos de decisão ou de investigação.

Objectivos Específicos 

  • Desenvolver visão estratégica;
  • Permitir ao participante uma maior eficiência no processo decisório;
  • Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações;
  • Desenvolver habilidades em comunicação, planeamento e liderança. 

PERFIL DO GRADUADO

Para o graduado em Gestão de Empresas deve ser: 

  • Um profissional empenhado e consciente da importância da gestão para o desenvolvimento de qualquer tipo de organização;
  • Empreendedor, criativo e inovador na área da gestão das organizações;
  • Um profissional que exerce as suas funções de forma idónea e ética primando pelo rigor científico, profissional e responsabilidade social;
  • Exercer com zelo e dedicação as principais habilidades do gestor (conceptual, técnica, administrativa e de relações humanas);
  • Capaz de planificar e trabalhar de forma empreendedora, independente e pró-activa;
  • Permanentemente crítico dos problemas e oportunidades que advém do ambiente das organizações em que está inserido;
  • Flexível e capaz de se adaptar à evolução das diferentes variáveis do micro e macro ambiente.

PERFIL PROFISSIONAL

Os mestres em Gestão de Empresas possuem habilitações aprofundadas para o exercício de funções em diversas áreas empresariais, tais como auditoria e consultoria, banca e seguros, finanças, produção e aprovisionamento, recursos humanos, marketing, ensino e investigação, nomeadamente em organismos públicos, associações e empresas, de natureza nacional ou internacional. 

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DURAÇÃO/GRAU OU DIPLOMA

Dois anos (quatro semestres) /Mestre em Psicologia Clínica 

OS OBJECTIVOS 

 Objectivo Geral - O curso deverá formar profissionais na área de psicologia que sejam capazes de:

  • Aprofundar e desenvolver o quadro de referências teóricas sobre as principais tendências na pesquisa da Psicologia, especificamente da Terapia Familiar proporcionando discussões e debates na área.

Objectivos Específicos – Numa perspectiva mais operacional, o curso deverá formar profissionais na área de psicologia que sejam capazes de:

  • Buscar, analisar criticamente e sistematizar a informação pertinente sobre quadros teóricos no domínio da psicologia, terapia familiar;
  • Conhecer o estado da arte no domínio de psicologia, terapia familiar;
  • Compreender de modo aprofundado as métodos de pesquisa em psicologia e terapia familiar;
  • Diagnosticar, analisar e sistematizar experiências e práticas psicoterapeutas; 
  • Elaborar e apresentar as etapas do desenvolvimento de uma pesquisa de modo estruturada de modo a permitir a sua difusão.

PERFIL DO GRADUADO

Para o graduado em Psicologia Terapia Familiar

  • Identificar problemas de comportamento desviante nas famílias, nos casais e nas pessoas individualmente (saber);
  • Fazer aconselhamento específico e conjugal em casais individualmente e entre grupo de casais (saber-fazer)
  • Fazer intervenções específicas às famílias através de diferentes terapias (saber-fazer);
  • Supervisionar praticantes e estagiários nas comunidades, hospitais e centros de saúde (saber ser e estar).
  • Formar sobre as terapias específicas para transtornos específicos (saber ser e estar)

PERFIL PROFISSIONAL

O Mestre em Terapia Familiar está habilitado a:

  • Desenvolver pesquisas sobre diferentes terapias dentro da situação individual, familiar e social;
  • Estimular uma reflexão crítica da boa vivência conjugal para a formação de famílias sãs na nossa sociedade;
  • Ser referência nacional na resolução de problemas de distúrbio comportamental (violência sexual à menores, violência doméstica tanto nas mulheres como nos homens, disfunção familiar, entre outro);
  • Fazer terapias familiares, terapias individuais e terapias de grupo.
  • Conceber instrumentos de avaliação psicológica efectivos e eficazes no domínio da terapia familiar;
  • Fazer consultoria nos centros de acolhimento, nas famílias e nas comunidades.

O PLANO DE ESTUDOS

DURAÇÃO/GRAU OU DIPLOMA

Dois anos (quatro semestres) /Mestre em Administração Pública 

OBJECTIVOS

Objectivo Geral

O Mestrado em Administração Pública tem como objectivo Geral proporcionar uma preparação profissional e académica de alto nível como contributo para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e privados no âmbito da intercepção cada vez mais exigente entre os sectores público e privado.

Objectivos Específicos

Mais especificamente, este mestrado visa:

  • Contribuir para a formação de administradores da coisa pública que possam provocar mudanças qualitativas na prestação de serviços públicos e privados no âmbito da intercepção cada vez mais exigente entre os sectores público e privado.
  • Qualificar profissionais de alto nível capazes de lidar com os desafios contemporâneos da Administração Pública, tanto como gestores, como técnicos assim como pesquisadores.
  • Oferecer aos estudantes e profissionais em Administração Pública bases teóricas que os permitam compreender as tendências em gestão e liderança de pessoas no contexto das mudanças organizacionais e enfrentar os desafios decorrentes de tais tendências.

PERFIL DO GRADUADO

Para os Mestres oriundos da administração pública, os resultados profissionais colocam-se sobretudo ao nível da progressão na carreira e permitem a aquisição de competências e capacidades necessárias a uma participação activa na modernização dos serviços. O curso possibilita também o desenvolvimento de novas competências para outras funções, nomeadamente relacionadas com a integração em equipas responsáveis por projectos públicos ou privados de gestão social, cultural ou de consultoria institucional ou administrativa. Mais especificamente, este curso fornece competências para:

  • Trabalhar como investigador tanto nos Departamentos da Função Pública, quanto  nas Instituições especializadas em pesquisa em matéria de Administração Pública e em Gestão e Liderança de Pessoas;
  • Actuar em organizações governamentais e não governamentais na  liderança de concepção e gestão de sistemas inovadores de organização e melhoria dos serviços prestados;
  • Participar em debates e análises críticas e comparados de sistemas de administração pública em busca de melhores exemplos;
  • Realizar consultorias em matéria de desenvolvimento estratégico da Administração pública. 

A componente lectiva está concebida de modo a fornecer a todos os participantes conteúdos estruturantes comuns, complementados por unidades curriculares de natureza específica. Pretende-se, assim, ministrar uma formação que permita compor uma estrutura curricular que relacione os conteúdos programáticos gerais com a formação específica adequada às necessidades profissionais dos destinatários. 

PERFIL POFISSIONAL

Para o Pós-graduado se propõe um perfil profissional concreto, que configura um hibridismo entre os tipos ideais do administrador burocrata e do novo gerente, a partir de experiências vividas por gestores públicos pesquisados por ele próprio. Assim, o perfil profissional no graduado estará assente nas novas concepções da nova gestão pública, no domínio do saber:

  • Problematizar os modelos de gestão de pessoas e propor as melhorias necessárias
  • Estudar e compreender as diversas formas de liderança institucional
  • Compreender o fenómeno da Administração, nas suas múltiplas facetas, e as modernas soluções para a provisão de bens públicos; 
  • Compreender as tendências contemporâneas de gestão de pessoas no quadro das mudanças organizacionais
  • Definir, delimitar, operacionalizar e avaliar projectos de investigação, de consultoria e de apoio ao desenvolvimento, dominando as respectivas técnicas; 
  • Informar-se e sistematizar a informação sobre a competição global e as dinâmicas de mercado nos processos administrativos e gerenciais

No âmbito do Saber-ser:

    • Promover e agir em defesa dos direitos humanos e da pessoa humana;
    • Utilizar a ciência e a técnica para a promoção da dignidade humana;
    • Situar-se em meio ao pluralismo social, político, cultural e religioso;
  • Ser criativo e adaptado a mudanças;
  • Estar apto à liderança de pessoas;

No domínio do saber-fazer:

  • Articular as relações da Administração Pública com os cidadãos em geral e com os beneficiários dos serviços em particular;
  • Planificar e dirigir acções, na base de uma visão estratégica e gestão de mudanças;
  • Formular, analisar e avaliar políticas públicas;
  • Tomar decisões informadas e pró-activas em situações complexas, com conhecimento dos factores económicos, sociais e políticos;
  • Construir objectos de pesquisa e de investigação e elaborar relatórios, formulando recomendações para prosseguimento do trabalho de investigação e/ou intervenção.
  • Propôr inovações significativas no ambiente organizacional optimizando os serviços prestados tanto no sector público quanto no privado
  • Gerir o activo intelectual da organização em vista à melhoria da produtividade

PLANO DE ESTUDOS

DURAÇÃO/GRAU OU DIPLOMA

Dois anos (quatro semestres) /Mestre em Gestão e Liderança de Pessoas 

OBJECTIVOS

 Objectivo Geral

O Mestrado em Gestão e Liderança de Pessoas tem como objectivo Geral formar líderes e gestores de pessoas capazes de provocar mudanças significativas nas organizações em que actuam.

Objectivos Específicos

Mais especificamente, este mestrado visa:

  • Qualificar profissionais de alto nível capazes de lidar com os desafios organizacionais tanto como gestores, como técnicos assim como pesquisadores.
  • Oferecer aos estudantes e profissionais bases teóricas que os permitam compreender as tendências em gestão e liderança de pessoas no contexto das mudanças organizacionais e enfrentar os desafios decorrentes de tais tendências

PERFIL DO GRADUADO

Para os Mestres oriundos da administração pública, os resultados profissionais colocam-se sobretudo ao nível da progressão na carreira e permitem a aquisição de competências e capacidades necessárias a uma participação activa na modernização dos serviços. O curso possibilita também o desenvolvimento de novas competências para outras funções, nomeadamente relacionadas com a integração em equipas responsáveis por projectos públicos ou privados de gestão social, cultural ou de consultoria institucional ou administrativa. Mais especificamente, este curso fornece competências para:

  • Trabalhar como investigador em organizações tanto governamentais quanto não governamentais
  • Liderar as Direcções e Departamentos de Recursos Humanos das Instituições
  • Assessorar as Direcções das Organizações em matérias de estratégias de gestão de pessoas
  •  Consultoria em Gestão Estratégica de Pessoas;
  • Actuar em organizações governamentais e não governamentais na liderança de concepção e gestão de sistemas inovadores de organização e melhoria dos serviços prestados
  • Participar em debates e análises críticas e comparados de sistemas de administração pública em busca de melhores exemplos;

A componente lectiva está concebida de modo a fornecer a todos os participantes conteúdos estruturantes comuns, complementados por unidades curriculares de natureza específica. Pretende-se, assim, ministrar uma formação que permita compor uma estrutura curricular que relacione os conteúdos programáticos gerais com a formação específica adequada às necessidades profissionais dos destinatários. 

PERFIL PROFISSIONAL

Para o Pós-graduado se propõe um perfil profissional concreto, que configura um hibridismo entre os tipos ideais do administrador burocrata e do novo gerente, a partir de experiências vividas por gestores públicos pesquisados por ele próprio. Assim, o perfil profissional no graduado estará assente nas novas concepções da nova gestão pública, no domínio do saber:

  • Problematizar os modelos de gestão de possoas e propor as melhorias necessárias
  • Estudar e compreender as diversas formas de liderança institucional
  • Compreender as tendências contemporâneas de gestão de pessoas no quadro das mudanças organizacionais
  • Definir, delimitar, operacionalizar e avaliar projectos de investigação, de consultoria e de apoio ao desenvolvimento, dominando as respectivas técnicas; 
  • Informar-se e sistematizar a informação sobre a competição global e as dinâmicas de mercado nos processos administrativos e gerenciais

No âmbito do Saber-Ser:

    • Promover e agir em defesa dos direitos humanos e da pessoa humana;
    • Utilizar a ciência e a técnica para a promoção da dignidade humana;
    • Situar-se em meio ao pluralismo social, político, cultural e religioso;
  • Ser criativo e adaptado a mudanças;
  • Estar apto à liderança de pessoas;

No domínio do saber-fazer:

  • Planificar e dirigir acções, na base de uma visão estratégica e gestão de mudanças;
  • Formular, analisar e avaliar políticas de gestão de pessoas
  • Tomar decisões informadas e pró-activas em situações complexas, com conhecimento dos factores económicos, sociais e políticos;
  • Construir objectos de pesquisa e de investigação e elaborar relatórios, formulando recomendações para prosseguimento do trabalho de investigação e/ou intervenção.
  • Propor inovações significativas no ambiente organizacional optimizando os serviços prestados tanto no sector público quanto no privado
  • Gerir o activo intelectual da organização em vista à melhoria da produtividade

PLANO DE ESTUDO

 

Últimas
notícias
08 de setembro de 2025

Uma experiência memorável na Coreia do Sul!


A Universidade Wutivi marcou presença no IYF Education Forum e no World University Leaders Forum, expandindo horizontes e construindo pontes…

18 de julho de 2025

Visita Técnica à CFAM Technologies em Porchefstroom, South Africa1


No âmbito da parceria estabelecida através do Memorando de Entendimento com a North-West University, na África do Sul...

15 de julho de 2025

O QUE EU PENSO SOBRE… Bruno Muianga
Especialista em Marketing e estudante da UniTiva


Bruno Muianga
Especialista em Marketing e estudante da UniTiva...

10 de julho de 2025

FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE


A UniTiva anuncia a abertura oficial da nova Faculdade de Ciências de Saúde...

03 de julho de 2025

UniTiva marcara presença na 34.ª Edição do Concurso de Julgamentos


No âmbito das atividades de extensão da Faculdade de Direito, os estudantes do curso de Licenciatura em Direito da Universidade…

27 de junho de 2025

UNITIVA AGORA INTEGRANTE DA ACADEMIA DE TIC’s da HUAWEI TECHNOLOGIES


No âmbito do Memorando de Entendimento entre a UniTiva e a Huawei Technologies...